segunda-feira, 15 de março de 2010

São Judas Tadeu e as causas difíceis e desesperadas

São Judas Tadeu e as causas difíceis e desesperadas


Assim, desde o século XIV, S. Judas e invocado nos casos difíceis e a experiência provou o poder da sua intercessão nas circunstancias em que, esgotados todos os meios humanos, as causas parecem totalmente perdidas ou desesperadas.
>
Um escritor eclesiástico assegura que “entre os devotos de S. Judas, poucos há que não tenham recebido provas especiais da sua assistência nas doenças, nos assuntos mais difíceis e mesmo no desespero, nos temores, nos desgostos, nas calúnias, na pobreza, na miséria, e nas ocasiões em que toda a esperança humana parecia perdida”.
>
S. Bernardo de Claraval tinha uma enorme devoção ao santo Apóstolo. Depois de ter conservado e honrado durante toda a sua vida uma relíquia do Santo, ordenou que, quando morresse, Ihe pusessem sobre o coração e assim o enterrassem. Dizia que não se queria separar daquele que tinha sido um poderoso protetor da sua pureza e o seu auxilio em todas as dificuldades.
>
Como São Bernardo, muitos têm encontrado no patrocínio de São Judas, o alívio que há muito procuravam. A capela com a sua imagem na Basílica dos Mártires, em Lisboa, prova bem o agradecimento de inúmeras almas, que, aflitíssimas, a ele recorreram com eficácia. Mas capelas por todo o mundo atestam o mesmo fato.
>
Ele entrou na devoção dos povos católicos e tem marcado a sua presença ao longo dos séculos com poderosos favores.