segunda-feira, 15 de março de 2010

São Judas Tadeu seguindo a Jesus

São Judas Tadeu seguindo a Jesus

“Chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades. Ora, são estes os nomes dos doze apóstolos: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu e Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”. (Mateus 10,1-4).

São Judas Tadeu
>
A Sagrada Escritura menciona muito pouco o nome de Judas Tadeu, mas nos deixa compreender sua trajetória como Apóstolo do Senhor. Alguns estudiosos afirmam que ele participava da festa de casamento onde Jesus, a pedido de sua mãe, fez o primeiro milagre, em Caná da Galiléia, transformando água em vinho (Jo 2,1-12). Conforme os textos apócrifos, teria sido o esposo nas bodas de Caná, e isto explica a presença de Maria e de Jesus naquela realização. Impressionado com o acontecimento aproximou-se de Jesus, que o “chamou para segui-lo”.
>

São Mateus registrou a escolha de São Judas para ser Apóstolo (Mt 10,4). É citado explicitamente por São João, quando na última ceia, ele perguntou a Jesus: "Senhor, porque te manifestarás a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22). Este procedimento revela a dimensão de seu interior: amava tanto o Mestre Divino, estava tão impressionado com os ensinamentos, o exemplo e os milagres que Jesus fazia, que almejava enaltecê-lo, fazendo com que fosse revelado ao mundo, para que pudesse ser mais conhecido e amado por todos.
>
A resposta do Senhor foi clara e repleta de verdade: “Se alguém me ama, guardará minha palavra (Não é o caso do mundo, que não acolhe a palavra Divina) e meu PAI o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada”.(Jo 14,23)