segunda-feira, 15 de março de 2010

A infância de São Judas Tadeu

A infância de São Judas Tadeu


A terra natal do pequeno Judas Tadeu foi Caná da Galiléia, na Palestina, local onde hoje está a aldeia de Kafrkanna, região norte de Israel. Para explicar sua biografia é preciso utilizar a árvore genealógica da descendência de Davi.

Jacó era filho de Natan, que no tempo dos grandes terremotos veio para a Judéia a fim de trabalhar na sua profissão de carpinteiro. Em Nazaré se casou e desse casamento nasceram dois filhos: José e Alfeu. O primeiro viria a ser pai de Jesus, e o segundo, pai de Judas Tadeu

Quando Alfeu morreu, Maria casou-se novamente. Dessa vez com o também viúvo Cleófas. Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé.
São Judas Tadeu

Nos livros apócrifos, ou seja, que não fazem parte da Bíblia, mas ricos em informações sobre o dia-a-dia da época, buscamos relatos como a de que a casa de José ficava ao lado da casa de seu irmão Alfeu, já que a propriedade que pertencia ao velho Jacó, pai de ambos, havia sido desmembrada. Outra informação é a de que, quando José e Maria foram participar do censo dos filhos de Israel, quem tomou conta da casa vazia foi a família dos pais de Tadeu.
A diferença de idade entre Jesus e seu primo Judas Tadeu era de apenas seis meses, e como todas as crianças do povoado, iam juntos na Sinagoga para recitar os salmos e aprender as palavras da Lei com o escriba Isacar. Consta também que quando tinham, cerca de doze anos, Isacar censurou o pequeno Jesus por ele ter espantado os sábios de Jerusalém com suas perguntas e seu jeito de falar de Deus.
Era um tempo muito difícil. Os adultos não tinham muitos locais para trabalhar e ainda por cima, Alfeu vivia muito doente, vindo a falecer quando Judas Tadeu tinha só quatorze anos. Sua esposa, então, casou novamente. As famílias vizinhas comentavam o fato de Maria Cleofas ser nervosa e bater muito nos filhos. Simão, o mais velho dos irmãos, tinha um gênio inquieto, vivia dizendo que queria expulsar os invasores romanos. Tiago era o mais sério de todos e muito piedoso. José, o irmão mais novo, era filho do segundo casamento de Maria com Cleofas e era chorão e muito mimado pela mãe. Salomé era a mais velha e quando se casou com um comerciante de óleo, passou a morar em Jerusalém.
Judas Tadeu na infância era gordinho e musculoso. Como a mãe passava muito tempo na casa da filha casada, quem tomava conta dos quatro meninos era a tia Maria, mãe de Jesus. Os quatro tinham gênios muito diferentes e eram todos mal educados, viviam mentindo, e, portanto, deram muito trabalho para a tia colocá-los na linha.
Cada um dos jovens foi seguir sua vida, e pouco se viam durante o ano.
Passagens bíblicas também comprovam que o relacionamento das duas famílias era bastante próximo: O padrasto Cleófas era um dos dois peregrinos a quem Jesus aparece durante o caminho de Emaús, no dia da ressurreição. A mãe Maria Cleofas é uma das piedosas mulheres que tinha seguido a Jesus desde a Galiléia e que permaneceu ao pé da cruz, ao lado da mãe de Jesus, durante o calvário.
Dos irmãos de Tadeu, Tiago, chamado o Menor, foi um dos 12 apóstolos, e aquele que se tornou o primeiro Bispo de Jerusalém. De seu irmão José, pouco sabemos de sua vida adulta além de que era conhecido como o Justo. Já Simão foi o segundo Bispo de Jerusalém, após Tiago. E sua irmã, Maria Salomé, que era casada com Zebedeu, foi mãe de outros dois apóstolos: Tiago Maior e João Evangelista, “aquele que Jesus amava”, (Jo 19,26).
É muito rica a participação da mãe e da irmã de São Judas nas passagens bíblicas. Basta dizer que Maria Cleófas e sua filha Maria Salomé estavam ao lado da mãe de Jesus, no momento da morte de Nosso Senhor crucificado, (Mc 15,40). Essas santas mulheres também são citadas na passagem em que as três mulheres encontraram o túmulo de Jesus Cristo vazio, (Mc 16,1).


Judas e Jesus tinham vinte e três anos, quando o bondoso e trabalhador José veio a falecer. Cada um dos jovens foi seguir sua vida, e pouco se viam durante o ano.

Nenhum comentário: