segunda-feira, 15 de março de 2010

As Viagens de A Missão de São Judas Tadeu

As Viagens de A Missão de São Judas Tadeu

São Judas iniciou sua pregação na Galiléia, depois que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, e iniciaram a construção da Igreja de Deus, com a evangelização dos povos. Visitou a Samaria e outras populações judaicas. Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém, realizado no Ano 50.
>
A seguir, foi evangelizar a Síria, Armênia e Mesopotâmia (atual Pérsia), onde ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão, que evangelizava o Egito. O testemunho de São Judas Tadeu foi realizado de modo enérgico e vigoroso, que atraiu e cativou os pagãos e povos de outras religiões que se converteram ao cristianismo. Ele mostrou que sua adesão a Cristo era completa e incondicional, testemunhando sua fé com doação da própria vida. José de Simão Assemani, da Biblioteca Oriental de Lisboa, afirma que os Sírios e Caldeus reconhecem São Judas Tadeu como um dos principais evangelizadores do Oriente, tendo sido através dele que receberam a fé cristã. E também, lhe atribuem a inspiração para a criação da sede arquiepiscopal na Seleucia.

São Judas Tadeu
>
Por outro lado, São Jerônimo nos assegura que o Apóstolo pregou e evangelizou Edessa, bem como em toda Mesopotâmia (Pérsia). Para confirmar, no Calendário Marmóreo do século IX, de Nápoles, está fixada a festa do Santo em 26 de Maio e no Livro de Freculfo Lexoviense, encontramos o seguinte texto no capitulo XIX do segundo volume: “Judas, irmão de Tiago, pregou o Evangelho na Mesopotâmia e no interior do Ponto.
>
Abrandou com sua doutrina santa, gente selvagem e indômita, naturezas quase animalescas, e subjugou-as à fé cristã. Foi sepultado em Nerito, cidade da Armênia. Deixou-nos uma breve Epistola, que se conta entre as sete Epistolas Católicas”. Também a comunidade grega conserva a mesma tradição acerca da missão do Apóstolo na Mesopotâmia. Num opúsculo escrito por Hipólito Portuense, ele afirma na página sete: “Judas, também apelidado de Lebeu (por ser cordato, bondoso, corajoso), depois de haver pregado ao povo de Edessa e de toda Mesopotâmia, faleceu em Berito (ou Nerito) e ali mesmo foi sepultado”. No Menológio do Imperador Basílio da Grécia, no dia 19 de Junho encontra-se o texto abaixo: “Judas, o Apóstolo de Cristo, a quem o Evangelista Lucas, nos Atos dos Apóstolos, chama por este nome, mas que é chamado Tadeu pelos Evangelistas Mateus e Marcos, foi parente de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO segundo a carne, porque José esposo de Maria, era irmão do pai dele.
>
Escreveu uma Epistola cheia de luz e repleta da doutrina do ESPÍRITO SANTO. Fortalecido pelo próprio CRISTO e cheio do ESPÍRITO SANTO, dissipou o erro e iluminou a todos os fieis, com a doutrina verdadeira. Chegando a Mesopotâmia converteu muita gente do povo ao SENHOR pela promulgação do Evangelho. Depois seguiu para a cidade de Edessa, onde curou Abgar, príncipe de Edessa e rei de Osrema, de uma terrível doença. Por último, dirigiu-se à cidade de Arate, onde foi martirizado. E assim terminou a vida”. Da mesma forma, os orientais afirmam com unanimidade que São Judas Tadeu pregou o Evangelho na Mesopotâmia e no Extremo Oriente. E assim, em toda a parte por onde passou evangelizando, atraiu multidões de pessoas e fez admiráveis milagres, pela vontade do SENHOR. Eram cegos, coxos, gente com todo tipo de deformação física ou doença, que buscavam ansiosamente um lenitivo para uma dor ou cura definitiva de seus males. O CRIADOR bondade infinita, paternalmente acolhia aquelas dolorosas súplicas e através de seu humilde e fiel servo São Judas Tadeu, realizava extraordinárias manifestações sobrenaturais em benefício daquela gente.